segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Encontre os Números

Joguinho bem interessante onde com uma lupa você tem que encontrar os números escondidos. Vamos jogar? Clique na imagem e divirta-se.

domingo, 13 de novembro de 2011

Aula de Matemática - de Jobim & Marino Pinto

AULA DE MATEMÁTICA
(Antonio Carlos Jobim & Marino Pinto)
Pra que dividir sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Por uma fração infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram desaparece a fração
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão
Prá finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.
 

Teste QI de Einstein

Segundo Einstein, apenas 2% da população consegue resolver esse problema de lógica criado por ele. Quer fazer parte destes 2%? Clique aqui e tente resolver. 
Se conseguir deixe seu recado aqui nos comentários.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Quanto é um metro? E um segundo? E um grama?

Antes de começar a falar sobre unidades de medida, vejamos os ingredientes desta receita de pão de queijo:
2 ovos inteiros

1 copo (tipo americano) de leite (200 ml)

1 copo (tipo americano) de óleo de milho (200 ml)

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

1 colher (sobremesa-rasa) de sal

25ml de azeite (mais ou menos 3 colheres de sopa)

3 xícaras (chá) de polvilho doce

Queijo parmesão para salpicar nos pãezinhos

Óleo para untar as forminhas



Podemos notar que nesta receita temos “xícara”, “colher” e “copo” sendo usadas como unidades de medida. Mas será que poderíamos usar estas medidas na elaboração de experiências químicas mais complexas, por exemplo? A resposta é: se a precisão é essencial para o sucesso da experiência, então precisamos de unidades mais adequadas para isso (e equipamentos mais específicos, mas isso não vem ao caso agora).
Além desta precisão, houve a necessidade de padronizar estas unidades de medida, para que todos os povos pudessem “falar a mesma língua” e evitassem confusão na hora de trabalhar com elas. Para isso, foi criado o Sistema Internacional de Unidades (SI).
Vamos agora falar um pouco de três unidades bem conhecidas: o metro, o segundo e o grama.

Metro: da linha do Equador ao Pólo Norte


A palavra metro tem origem no grego métron, que significa aquilo que mede. Uma comissão de matemáticos que trabalhavam no Sistema Internacional de Unidades determinou o metro como sendo a décima milionésima parte da distância da linha do Equador terrestre ao Pólo Norte. Mas devido à dificuldade em se calcular esta medida, construíram uma barra de liga de platina com irídio, colocaram duas marcas, definindo assim o tamanho de um metro. Para evitar variações devido à dilatação da barra, ela fica mantida a zero grau centígrado, num museu da Suíça. Em 1983, para que se tivesse uma precisão maior, definiu-se o metro como a fração 1/300.000.000 da distância percorrida pela luz, no vácuo em um segundo.

Um segundo, por favor?


O segundo é a unidade de tempo para o SI. Minuto vem do latim minutus, que significa pequeno. O grau foi dividido em 60 partes, chamando cada parte de pars minuta prima - a primeira parte pequena. Cada uma destas partes foi também dividida em 60 partes menores, chamadas então de pars minuta secunda - a segunda parte pequena -, originando assim o nome segundo.
Para se definir precisamente quanto vale um segundo, conta-se 9.192.631.770 períodos de radiação de um átomo puro de Césio. Esta contagem é feita pelos Relógios Atômicos, equipamentos construídos exatamente para este propósito. Eles são tão precisos que seu atraso é de um segundo a cada 65 mil anos. Dois relógios atômicos estão no Observatório Nacional da cidade do Rio de Janeiro.

Um grama igual a uma pedrinha?



Um erro de comunicação pode ter feito com que nossa unidade de massa fosse chamada de grama. Os romanos chamavam a menor unidade de massa de scrupulum, que significa pedrinha. Quando o império romano expandiu, outros povos começaram a utilizar também esta medida de massa. Mas como tinham dificuldades em escrevê-la corretamente, a palavra acabou sendo grafada como scriptum, que significa escrita. Como “signo escrito”, em grego, é gramma, a palavra scrupulum passou a ser chamada de gramma.
O SI utiliza o quilograma (kg) como unidade de massa, e esta medida equivale a massa de um litro de água desmineralizada a 15 °C. Como a pureza da água varia de local a local, criou-se um objeto cilíndrico composto de irídio e platina com esta massa. Este objeto está na cidade de Sèvres, na França. Diversos cientistas buscam uma forma mais precisa de se obter o quilo, uma forma que seja reproduzível e sem erros. Por enquanto, a massa cilíndrica citada continua sendo a referência mundial de quanto vale um quilograma.

Escrito por Evandro Moreno, assessor especialista de Matemática da Editora Moderna.

E para complementar a aula aqui vai um vídeo onde podemos aprender mais sobre outras medidas de grandezas e suas unidades de medidas de acordo com o Sistema Internacional de Medidas.