domingo, 5 de junho de 2011

Simetria: arte ou matemática?

Vamos fazer um estudo sobre simetria com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e para isso vamos usar diversos recursos que postarei aqui no blog.
Começaremos com um slide.
Linkados nesse slide estão 2 vídeos. O primeiro fala sobre simetria e utilizaremos algumas partes. O mesmo pode ser encontrado no link http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20794 .

No segundo vídeo, o arquiteto Roberto Pompéia, professor da Universidade Anhembi-Morumbi e da Escola da Cidade, faz um passeio pela exposição "O mundo mágico de Escher", em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, e comenta os conceitos da simetria e da geometria que permeiam as obras do artista gráfico holandês Maurits Escher.


Em seguida, divididos em duplas, os alunos irão conhecer o programa Paint, suas ferramentas básicas e como criar um painel utilizando os conhecimentos de simetria.
No site http://fresta.net/ultimas/titulo/padroes-geometricos/tema/texturas/ tem alguns exemplos interessantes. Salvarão os painéis e em breve publicaremos aqui no blog.
Para finalizar, em sala, os alunos formarão grupos de 4 componentes e vamos produzir uma mandala semelhante às produzidas pelos alunos no blog http://mandalasevmat.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário